JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ modalidade TRIATHLON

26/07/2025

Horário: 19h30

Matinhos/PR

REGULAMENTO

JOGOS AVENTURA & NATUREZA + SECRETARIA de ESPORTES do PARANÁ juntamente com a FEDERAÇAO PARANAENSE de TRIATHLON e TRIATIVA SPORTS

Realizam o TRIATHLON nos JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ que validam para os JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS que este ano acontecerá em BRASILIA DF nos dias 14 à 18 de setembro 2025.

INSCRIÇAO GRATUITA: 15, 16 e 17 anos (tem que ter idade até 31/12/2025)
ABERTA para todos atletas do PARANÁ.

Bora fazer a DIFERENÇA GALERA. 

Artigo 1º - A competição de Triathlon será realizada de acordo com as regras oficiais da World Triathlon, adotadas pela Confederação Brasileira de Triathlon, salvo o estabelecido neste Regulamento.

Artigo 2º - A competição JOGOS ESCOLARES do PARANÁ será realizada na distância Super Sprint, que compreende as distâncias de (300 m) de natação, 8 km de ciclismo e 2,5 km de corrida.

Artigo 3º – Será realizada juntamente com a Etapa da COPA SUL de TRIATHLON OLÍMPICO e CAMPEONATO PARANAENSE de TRIATHLON OLÍMPICO e será apenas para atletas nascidos em 2008, 2009 e 2010.

Artigo 4º – A modalidade de disputa dar-se-á no dia 27 de julho de 2025.

Artigo 5º – Para ter condição de participação:

a) O aluno/atleta deverá estar inscrito nos Jogos Escolares do Estado do Paraná, de acordo com o Regulamento Geral, dentro do período estipulado no Calendário Oficial da Secretaria de Esportes do Estado.

b) O aluno/atleta deverá estar regularmente matriculado até 30 de junho de 2025, em uma Unidade Escolar da Rede de Ensino do Estado do Paraná, e que tenha frequência comprovada.

Parágrafo Único – A Declaração de escolaridade (declaração de matrícula), do aluno/atleta, em papel timbrado da escola, com assinatura e carimbo da direção, deverá ser anexada no momento da inscrição.

b) O aluno/atleta deverá estar filiado na FEDERAÇAO PARANAENSE de TRIATHLON (esta federação é gratuita, só entrar no site da FEDERAÇAO e se FEDERAR)
Artigo 6º – Os alunos/atletas, deverão apresentar obrigatoriamente antes de sua participação nos jogos ou competições um dos documentos originais a seguir:

a) Cédula de Identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública, com data de emissão a partir de 2015;

b) RG digital acessado via aplicativo (fotos não serão aceitas).

Parágrafo 1º - Os Professores deverão apresentar obrigatoriamente antes de sua participação nos jogos ou competições um dos documentos citados no artigo 10 Regulamento Geral do JEEPR, juntamente com a apresentação da carteira do CREF. Original, ou em formato digital aberto pelo aplicativo, exclui a necessidade de apresentação de qualquer outro documento.

Artigo 7º – Nesta Seletiva, as despesas com alimentação, transporte e hospedagem, são por conta do participante.

Artigo 8º - Todos os participantes do evento deverão verificar se estão com seus materiais para a competição, capacetes, sapatilhas, bicicletas.

JEEPR 2025 SELETIVAS – ETAPA ÚNICA.

Artigo 9º – O evento será realizado da seguinte forma:

PROGRAMAÇÃO RETIRADA DO KIT ATLETA:

Em Curitiba

23/07

12h às 19h Retirada dos Kits (Checagem dos documentos)

Local:

Em Caiobá Matinhos PR

26/07

16h às 19h Retirada dos Kits (Checagem dos documentos)

Local:

Em Caiobá Matinhos PR
Simpósio Técnico ONLINE:

23/07

19h30min

Instagram: @triativasports ou @triathlonparana

DIA DA SELETIVA

06h30 Briefing (Reunião Técnica)

00h até 00h00 Bike Check-in da Transição

00h00 Hino Nacional

00h00 Largada Masculino

00h00 Largada Feminino

00h00 Premiação

00h00 Previsão de Término

Artigo 10 – Os detalhes das largadas serão esclarecidos através de reunião técnica antes da competição.

Artigo 11 – Todos os atletas deverão se retirar da área de transição dentro do horário limite estipulado pela organização do evento, consoante a programação da competição, com a possibilidade de penalização de desclassificação, em função da inobservância desta determinação, com consequente não participação no evento.

Artigo 12 – Todo material de competição específico e que seja deixado na área de transição pelo atleta só poderá ser retirado após a autorização do Delegado Técnico, considerando o horário previsto para a retirada de material – para essa finalidade, o atleta deverá estar devidamente identificado através de seu número de competição, por meio de tatuagem e/ou número de peito, bem como o chip de cronometragem.

Artigo 13 – A não devolução do chip de cronometragem (numeral da bike) implicará em uma penalização ao atleta.

Artigo 14 – Caso o atleta observe a ausência de parte de seu material de competição deixado na área de transição, uma imediata comunicação deverá ser feita a qualquer oficial técnico e à organização do evento para que sejam tomadas providências, não sendo aceitas comunicações posteriores ao encerramento do evento. A organização do evento não se responsabiliza por nenhum pertence de atletas extraviados dentro ou fora da Área de Transição.

Artigo 15 – Todos os atletas deverão completar o percurso de cada um dos segmentos da competição em sua totalidade, evitando assim a possibilidade de penalização de desclassificação da competição pela não conclusão destes.

Artigo 16 – Quaisquer tipos de agressões físicas ou mais provindas de atletas, direcionadas a qualquer um dos membros da organização da competição, serão penalizadas com desclassificação imediata do atleta agressor na Seletiva Estadual de Triathlon.

Artigo 17 – É obrigatório a utilização do chip de competição, durante todo o transcurso deste e em todos os momentos.

Artigo 18 – As penalizações aplicadas aos atletas em qualquer um dos segmentos da competição por parte dos oficiais técnicos atuantes no evento estarão em conformidade com as Regras de Competição (“Competition Rules”) mais atualizada da World Triathlon, sendo que todos os atletas e técnicos, deverão obrigatoriamente ter ciência destas regras, suas aplicações e implicações.

Artigo 19 – Em caso de abandono de competição (por qualquer motivo ou razão), o atleta obrigatoriamente deverá informar os Oficiais Técnicos e a organização do evento de sua retirada voluntária da competição, visando a própria segurança do atleta e dos demais.

Artigo 20 – A Organização de cada competição é soberana para decidir sobre eventuais situações não previstas neste Regulamento, sempre considerando e respeitando em conformidade as Regras de Competição (“Competition Rules”) mais atualizada da World Triathlon.

– Natação

Artigo 21 – A distância da etapa de natação será de 300m em águas abertas, em caso de condições de realização desta etapa que venham a oferecer riscos aos participantes, então esta etapa poderá ser cancelada e o evento será transformado em um Duathlon, cuja primeira corrida é realizada na distância de 1km, conforme descrito nas Regras de Competição da World Triathlon.
Artigo 22 – O tempo limite para conclusão da etapa de natação é de 10 minutos contados a partir do horário de largada do atleta – em casos de extrapolação deste tempo, o atleta será retirado da água por motivos de segurança e não poderá continuar na competição.

Artigo 23 – Todos os atletas deverão se posicionar próximos à área de largada com alguma antecedência ao horário previsto na programação do evento e, no caso de ocorrerem eventuais alterações na programação horária, informações atualizadas serão transmitidas através dos meios de comunicação local e deverão ser observadas em detalhe pelos atletas.

Artigo 24 – O percurso de natação será marcado por boias náuticas de tamanho e coloração destacados, sendo obrigatório aos atletas realizarem o contorno destas, conforme detalhado no percurso disponibilizado pela organização do evento durante o Briefing Técnico – a inobservância dessa obrigação acarretará na possibilidade de penalização de desclassificação do atleta, consoante as Regras de Competição da World penalização de desclassificação do atleta, consoante as Regras de Competição da World Triathlon.

Artigo25 – É obrigatória a utilização de touca de natação fornecida pela organização do evento, não sendo permitida a utilização de qualquer outra touca.

Artigo 26 – É proibida a utilização de qualquer tipo de equipamento que auxilie a etapa de natação do atleta, exceto óculos de natação e roupa de borracha (wetsuit), no caso de ser permitido o uso por temperaturas baixas.

Artigo 27 – Nos casos de permissão do uso de roupa de borracha (wetsuit), serão observadas e aplicadas as Regras de Competição da World Triathlon para a etapa de natação e seu respectivo detalhamento de utilização.

Artigo 28 – Não será permitido o auxílio de quaisquer pessoas externas à competição e terceiros, em momento algum da etapa de natação, sendo caracterizado como ajuda externa, com a possibilidade de penalização de desclassificação do atleta, consoante as Regras de Competição da World Triathlon.

- Ciclismo

Artigo 29 – A distância da etapa de ciclismo será de 8 km em percurso asfaltado e, nos casos de condições de realização desta etapa que ofereçam riscos aos participantes, esta etapa poderá ser cancelada e o evento será transformado em um Aquathlon, conforme descrito nas Regras de Competição da World Triathlon.

Artigo 30 – O tempo limite para conclusão da etapa de ciclismo é de 40 minutos contados a partir do horário de largada do atleta, já somando ao tempo limite da etapa de natação – em casos de extrapolação deste tempo, o atleta será retirado do percurso por motivos de segurança e não poderá continuar na competição.

Artigo 31 – Conforme descrito nas Regras de Competição da World Triathlon, os modelos de bicicleta permitidos são Speed. A utilização de capacete duro e afivelado será obrigatório sempre quando o atleta estiver em contato direto com a bicicleta – caso não seja observada essa obrigatoriedade o atleta poderá receber uma penalização de desclassificação.

Artigo 32 – Não será permitido em momento algum que qualquer atleta esteja competindo com o torso nu – o descumprimento desta regra abre a possibilidade de penalização de desclassificação do atleta.

Artigo 33 – O número de competição fornecido pela Organização do evento deverá estar sempre visível na bicicleta e no capacete do atleta, e em todos os momentos da etapa de ciclismo, e não poderá ser alterado de sua forma original – caso não seja cumprida esta observação, o atleta receberá uma penalização por tempo.

Artigo 34 – Conforme descrito nas Regras de Competição da World Triathlon, todos os atletas deverão conduzir suas bicicletas desmontados até a faixa de monte para ingressar no percurso de ciclismo e deverão desmontar e conduzir suas bicicletas desmontados, antes da faixa de desmonte, sempre mantendo o capacete afivelado em todos os instantes – caso não seja cumprida esta observação, o atleta receberá uma penalização por tempo.

Artigo 35 – É proibida a utilização de qualquer equipamento que não se caracterize como destinado à prática do ciclismo (ex. Equipamento de som) – caso não seja cumprida esta observação, o atleta receberá uma penalização por tempo.

Artigo 36 – Não será permitido o auxílio de quaisquer pessoas externas à competição e terceiros, em momento algum da etapa de ciclismo, sendo caracterizado como ajuda externa, com a possibilidade de penalização de desclassificação do atleta, consoante as Regras de Competição da World Triathlon.

- Corrida

Artigo 37 – A distância da etapa de corrida será de 2,5km em percurso asfaltado e , nos casos de condições de realização desta etapa que ofereçam riscos aos participantes, esta etapa poderá ser cancelada e o evento será transformado em um Aqua bike, conforme descrito nas Regras de Competição da World Triathlon.

Artigo 38 – O tempo limite para conclusão da etapa de corrida é de 60 minutos contados a partir do horário de largada do atleta, já somado ao tempo limite das etapas de natação e ciclismo juntas - nos casos de extrapolação deste tempo, o atleta será retirado do percurso por motivos de segurança e não poderá continuar na competição.

Artigo 39 – A utilização do número de competição é obrigatória. Esse número deve ser posicionado na frente do corpo do competidor de forma visível, sem qualquer alteração, em todos os momentos – caso não seja cumprida esta observação, o atleta receberá uma penalização por tempo.

Artigo 40 – Não será permitido em momento algum que qualquer atleta esteja competindo com o torso nu – o descumprimento desta regra abre a possibilidade de penalização de desclassificação do atleta.

Artigo 41 – É proibida a utilização de qualquer equipamento que não se caracterize como destinado à prática da corrida (ex. Equipamento de som) – caso não seja cumprida esta observação, o atleta receberá uma penalização por tempo.

Artigo 42 – É proibido o descarte de copos d’agua para hidratação fornecidos pela Organização do evento fora dos locais indicados próximos aos postos de hidratação – caso não seja cumprida esta observação, o atleta receberá uma penalização por tempo.

Artigo

43 – Não será permitido o auxílio de quaisquer pessoas externas à competição e terceiros, em momento algum da etapa de corrida, sendo caracterizado como ajuda externa, com a possibilidade de penalização de desclassificação do atleta, consoante as Regras de Competição da World Triathlon. Coordenação da Competição

Artigo 44 – A Coordenação da Competição será composta por um Coordenador Geral, um Coordenador de Arbitragem e uma equipe de Oficiais Técnicos.

Artigo 45 – Todos os atletas deverão apresentar uniforme de competição específico para o Triathlon – Macaquinho de lycra / Trisuit, obedecendo às regras oficiais da World Triathlon. Os atletas que se apresentarem fora dos padrões de uniformes estabelecidos pelas Regras da modalidade, serão impedidos de competir.

Artigo 46 – O uso de capacete rígido é obrigatório, sem o qual o atleta será impedido de participar da competição.

Artigo 47 - Na Seletiva atletas Classificados para o Brasileiro Escolares

Parágrafo Único – Será da responsabilidade única e exclusiva da Federação Paranaense de Triathlon do Paraná, a definição do técnico que comporá a Delegação na modalidade, para representar o Estado na competição nacional.

DIA: 27/07/2025

HORÁRIO: 06:50

LOCAL: PRAIA MANSA de CAIOBÁ / MATINHOS / PR

DISTÂNCIA: 300m / 8km / 2,5km

Esta SELETIVA ESTADUAL valerá vaga para os JOGOS

ESCOLARES BRASILEIROS que serão realizados nos dias 14 à 18 de setembro 2025 em Brasília DF.

VALOR de INSCRIÇAO: GRATUITA

ATLETAS nascidos em 2008, 2009 e 2010

PARA se INSCREVER: todos devem estar FEDERADOS na FPTri
Entrar no site da FEDERAÇAO e se FEDERAR (GRATUITO)

DATA de INSCRIÇAO: 25/06/2025 à 20/07/2025.

Inscrições e Filiaçao: www.triathlonparana.com.br

www.triativaeventos.com.br

PREMIAÇAO: CATEGORIA MASCULINA e FEMININA

✓ 15 anos
✓ 16 anos
✓ 17 anos

Participe do nosso grupo